Análise sistema Biométrico
Implantação de um sistema biométrico de leitura de digitais para segurança de acesso lógico.
A palavra BIOMETRIA significa “medida da vida”. É a interpretação digital das características de um indivíduo. No trabalho analisado foram abordados alguns dos sistemas biométricos, dentre eles:
Impressão digital
Iris
Retina
Facial
Geometria da mão
A implantação sugerida é plausível e realmente eficiente aos parâmetros de segurança, para proteger os dados e acesso de um determinado ambiente ou mesmo de uma empresa. Contudo, alguns aspectos operacionais devem ser levados em consideração em razão de fatores alheios recorrentes e o alto custo para implementação.
Em termos de proteção da informação, as técnicas de segurança podem variar muito de um ambiente para outro. O sistema escolhido no TCC analisado depende de um recurso que não pode ser substituído. Podemos até encontrar técnicas diferentes para tentar supri-lo, mas a necessidade da alimentação elétrica é indispensável e a chave convencional requer apenas força motriz.
Outro fator muito importante acontece no ato do cadastramento destas informações, onde ocorre a interação humana, fator este sujeito a erros. A pessoa a efetuar o processo de cadastramento receberá do contratante as informações de permissões, privilégios, níveis de acesso e negação para viabilizar o acesso do indivíduo contratado dentro da empresa. Neste caso também pode ocorrer falha humana já que o contratante pode fornecer informações divergentes ao responsável pelo cadastramento.
Cada um dos métodos estudados possui aspectos negativos e positivos. Sabemos que cada indivíduo possui impressões digitais únicas tornando o sistema imparcial na análise das características de cada digital. Porém, é possível burlar o sistema com um simples molde de silicone conforme matéria jornalística já televisionada por jornal popular referente à fraude na emissão de CNH’s (Carteira Nacional de Habilitação).
Com o cadastramento da íris e da