Biomecânica na Musculação
Introdução
A biomecânica é uma das áreas da cinesiologia que melhor proporciona um profundo entendimento sobre o movimento humano. O conhecimento de vários princípios biomecânicos favorece a qualidade do programa de treinamento resistido, por proporcionar uma capacidade, ao profissional, de distinguir , prescrever os melhores exercícios e que consigam trabalhar as estruturas do corpo de forma mais apropriada, alcançar os objetivos desejados sem correr riscos de criar lesões.
Os conhecimentos de biomecânica ajudam no entendimento da mecânica articular, na participação dos músculos no exercício, nos mecanismos de lesão relacionados à prática de atividade física, nos procedimentos de reabilitação e no sequenciamento dos exercícios.
Articulação
É a junção entre dois ou mais ossos ou partes rígidas do esqueleto.
Componentes articular:
* Líquido sinovial
*Cartilagem articular
*Bursas, discos e menisco
*Ligamentos
*Tendões
*Cápsula articular
Tendões
As funções dos tendões são unir o músculo ao osso e transmitir as cargas de tensão do músculo ao osso, permitindo o movimento ou manutenção da postura do corpo.
Ligamentos
As funções dos ligamentos são conectar osso com osso, aumentar a estabilidade mecânica da articulação, guiar os movimentos e prevenir movimentos excessivos.
Cinemática
Uma descrição cinemática de um movimento deve incluir os segmentos e articulações sendo movidas, bem como o lugar, ou plano, do movimento.Os planos de movimento são chamados de transverso, sagital e frontal.
Os movimentos de flexão, extensão e hiperextensão, por exemplo, são realizados no plano sagital e possuem um eixo frontal.
A flexão lateral, adução e abdução são realizadas no plano frontal (ou coronal) e sobre o eixo sagital. A maioria dos movimentos de rotação medial e lateral é realizada no plano transverso e sobre o eixo longitudinal (ou vertical).
Forças
Força é definida como uma ação exercida por um