Biomecânica Aplicada
Emitido parece em: 04/04/2012
Artigo original
ANÁLISE BIOMECÂNICA DA MARCHA E CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS
PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO
1
1
1
Glauce Gonzaga Silva , Anderson Clóvis da Silva , Alex Souza Soares ,
1
1
Marcela Campos de Avellar , Vânia Cristina dos Reis Miranda .
RESUMO
O crescimento da população idosa no Brasil é evidente. O envelhecimento leva a um aumento da incidência de condições como a sarcopenia que consequentemente causam perda da autonomia.
Nota-se também que, à medida que se envelhece, surgem alterações da marcha e na capacidade funcional do idoso. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a capacidade funcional e o comportamento biomecânico da marcha de idosos praticantes e não praticantes de musculação. A amostra foi composta por 10 idosas divididas em dois grupos: (PRAT MUS), com 5 voluntárias com média de idade de 67,6 anos e (NÃO PRAT), com 5 voluntárias com média de idade de 64,4 anos. As variáveis biomecânicas da marcha foram obtidas através do software Quintic Player ® v.9. 04 e analisadas pelo software Imagej® e utilizou-se o Protocolo de Cerny utilizado por Henriques et a., (2003). Para a avaliação da capacidade funcional, foi analisada a agilidade e equilíbrio dinâmico através de um dos testes da AAHPERD. O grupo (PRAT MUS) apresentou os melhores resultados em todas as variáveis biomecânicas estudadas, o que concorda com os autores estudados e sugere que a realização de exercícios resistidos, além de todos os benefícios associados à sua prática regular, pode proporcionar efeitos importantes à qualidade e funcionalidade da marcha.
Palavras-chave: Biomecânica, análise de marcha, idosos, capacidade funcional.
BIOMECHANICAL ANALYSIS OF GAIT AND FUNCTIONAL ABILITY OF ELDERLY
PRACTITIONERS AND NON BODYBUILDERS
ABSTRACT
The growth of the elderly population in Brazil is evident. The aging leads to an increased incidence of conditions such as sarcopenia