Estudos
A psicologia socioistórica desde seu surgimento e para Vigotski, é um passo decisivo na direção da formulação de uma psicologia geral. Fundamento que estaria para “as psicologias” tanto quanto a biologia está para a botânica, para a fisiologia, para a zoologia, para a ecologia, etc. Isto é... “para a disciplina geral o objeto de estudo é o geral, o que é próprio de todos os objetos da ciência em questão” (Vigotski, 1997, p. 265).
Para Vygotsky, as várias disciplinas constitutivas da psicologia (também denominadas sistemas ou correntes) se firmam independentemente, calcadas num paradoxo interessante: ao se afirmarem, cada uma delas, na base de preceitos gerais próprios, reiteram, por um lado, a inexistência da verdadeira psicologia geral e por outro, a impossibilidade da investigação científica em detrimento dela.
Portanto, para Vigotski, as lacunas ou incompletudes da psicologia não seriam superadas por proposições intermináveis de outros e novos sistemas teóricos e, nesse sentido, foi enfático ao afirmar que seus esforços não apontavam na direção da proposição de uma “nova abordagem” psicológica ou de uma “psicologia marxista”, outrossim, na luta pela sistematização das bases gerais sobre as quais pudesse ser edificada a psicologia científica.
O B J E T I V O P R I N C I P A L
SUPERAÇÃO DAS DICOTOMIAS POR MEIO DE UMA ABORDAGEM DIALETICA PARA SE EFETIVAR ENQUANTO PSICOLOGIA CRITICA
A formulação desta teoria foi perseguida por VYGOTSKY em toda sua breve existência e a ele se uniram