biomecanica
Disciplina: biomecanica
Turma: EF2A30
Brasília/DF
RESUMO
Trata o artigo da contextualização da biomecânica enquanto disciplina acadêmica que compõe o corpo de conhecimento da Educação Física e do Esporte. São discutidos aspectos relacionados à fundamentação metodológica da avaliação do movimento humano; aspectos históricos; e as perspectivas da aplicação dos conhecimentos de natureza biomecânica para a prática profissional na Educação Física e no Esporte. No que se refere às aplicações profissionais, especial ênfase é dada aos esforços objetivando a otimização do desempenho esportivo, a detecção de soluções para promover a qualidade de vida, e o controle das lesões.
A Biomecânica por ser uma disciplina que analisa o movimento, deve ser trabalhada nas aulas de Educação Física, pois ela vem tratar dos gestos posturais e analises do movimento sendo assim importante de ser conhecida e aplicada pelos professores de Ed. Física. Pretendeu-se com este estudo analisar como vem sendo tratado os conhecimentos da biomecânica nas aulas de Ed. Física. Reconhecer a importância da biomecânica no ensino de Ed. Física De 5ª a 8ª serie. Utilizamos os questionários para os professores, com questões do tipo fechado. E também a observação de algumas aulas. Verificamos que mesmo afirmando utilizarem estes conhecimentos alguns não aplicam efetivamente os mesmos. Palavras-chave: Biomecânica, Educação Física, Movimento Desempenho esportivo, Qualidade de vida, Sobrecarga mecânica. INTRODUÇÃO
O objetivo central deste artigo é caracterizar a Biomecânica como uma área de conhecimento fortemente envolvida na identificação de parâmetros mecânicos capazes de influenciar o rendimento esportivo e a melhora da qualidade de vida. Para tanto, não pretende este artigo sistematizar todo o conhecimento acumulado ao longo do desenvolvimento da Biomecânica.
As aulas de Educação Física, há