Biomecanica
AS POSTURAS DE TRABALHO
Medida da frequência cardíaca:
A FC globaliza os efeitos circulatórios da contração muscular estática e os efeitos hemodinâmicos correspondentes; A FC não tem relação direta com os efeitos biomecânicos (estiramento dos tendões, articulações,...).
Eletromiografia: A eletromigrafia permite conhecer apenas a atividade muscular de alguns músculos; A eletromiografia é limitada aos efeitos musculares da manutenção da postura.
Impressão subjetiva: A IS é relativa e exige uma escala comparativa. É necessário utilizar esses diferentes meios de avaliação levando-se em conta seus limites. Variações importantes em função da idade e do estado de saúde.
Análise visual da postura:
A observação das posturas utilizadas por um sujeito nos informa sobre as dificuldades do trabalho: Angulo de inclinação do corpo em relação a vertical; Variação da postura em relação à uma postura ideal teórica; Número de pontos de apoio;
Modificação da postura em função do tempo.
As relações entre trabalho e postura:
O espaço de trabalho deve ser adaptado às características das informações e das ações: Localização e características físicas dos detalhes a serem percebidos (dimensões, iluminação,...); Concepção dos comandos relacionados com a direção da força e de seu ponto de aplicação;
Uma força elevada só poderá ser exercida se o corpo estiver em equilíbrio (com apoio); As condicionantes temporais têm influência sobre a postura. Existe uma relação entre a precisão da tarefa, cadência de trabalho, distância olho-tarefa, rigidez postural e duração do trabalho.
Movimentação e elevação de cargas
Considerações gerais:
Na movimentação de cargas pesadas é sobretudo o tronco que é envolvido;
Persistência da movimentação de cargas pesadas, apesar da considerável automação da produção;
Importância para os trabalhadores com capacidade física limitada: jovens, pessoas idosas, mulheres, pessoas