Responsabilidade social
A água como insumo essencial à manutenção da vida no Planeta, vem sendo motivo de preocupação em todo o mundo pelos sinais evidentes de crescente escassez e deterioração. Hoje muitos países sofrem com falta d'água (principalmente do leste asiático) e cerca de 1 bilhão de pessoas têm abastecimento precário. A própria ONU recomenda aos povos e países que realizem atividades destinadas a alertar sobre a necessidade de conservação dos recursos hídricos e a disseminação de informações sobre as características da água, sua disponibilidade e fragilidade.
Uma das formas de se operacionalizar esta tarefa é a realização do manejo integrado de bacias hidrográficas (M,0. A bacia hidrográfica como unidade geográfica é ideal para se caracterizar, diagnosticar, avaliar e planejar o uso dos recursos. Assim, faz-se importante o conhecimento de fatores sócio-culturais e o envolvimento da comunidade no processo; devendo-se observar: a valorização das praticas tradicionais de produção sustentável; o incentivo à capacitação e extensão para melhorar a produção; o desenvolvimento de programas informativos sobre educação ambiental; a elaboração, implementação e avaliação de planos de manejo com baixas inversões; e a criação de condições para que os agricultores possam dar continuidade aos projetos.
Todas essas ações são importantes para a gestão integral dos recursos naturais, que vai permitir a organização e a capacitação das populações, em níveis locais e regionais, na formulação e execução de planos de manejo para o bom uso dos recursos naturais, principalmente a água.
Pelo fato da água ser um recurso natural, único, escasso, essencial à vida, e estar distribuída de forma desigual no planeta, o manejo e a preservação de bacias hidrográficas tornaram-se temas relevantes nos últimos anos, visto que, as conseqüências da falta de conservação e proteção das fontes de água podem ser: diminuição de água subterrânea; redução drástica dos caudais em