Sustentabilidade
É o uso da luz do sol (energia térmica e luminosa) que aquece um painel situado sobre os telhados de casas, prédios, etc., fazendo com que a água que passa por ele aqueça, mantendo-a quente e assim não utiliza da energia do chuveiro para aquecê-la.
E como funciona?
Explicando de uma maneira simples, primeiramente é preciso adquirir o equipamento, que é composto principalmente por um boiler (armazenador térmico) e placas (coletores solares) que são instaladas nas residências para o aquecimento da água. Assim, as placas captam a energia solar e aquecem a água, enquanto o boiler armazena a água aquecida conservando sua temperatura até o momento do consumo.
Explicação detalhada do O que vem a ser esse termo?
Funcionamento
em
Termossifão
Termossifão - dispositivo em que a circulação de água se opera por variação de temperatura. É uma técnica de instalação que permite a circulação natural da água em aquecimento entre as placas e o boiler.
Esquema do funcionamento
* A caixa de água fria abastece o boiler; * O boiler abastece as placas com a água fria; * As placas absorvem o calor do sol e aquece a água; * A água aquecida retorna ao boiler e é armazenada; * O boiler é térmico e conserva sua temperatura; * A água sai quente do boiler para o consumo; * Você tempera a água quente misturando com água fria; * E aproveita todo seu conforto e economia.
Principais elementos de um aquecedor solar
1 – PLACAS SOLARES - Normalmente instaladas nos telhados das casas, as placas solares devem ser posicionadas bem orientadas para o sol, evitando-se áreas de sombreamento. Cada placa solar absorve a energia do sol e aquece a água que circula em seu interior. 2 – BOILER - Na maioria das instalações solares o boiler ou armazenador térmico é instalado dentro dos telhados, entre a caixa de água fria e o topo das placas dos coletores solares. Sua principal função é a de armazenar a água aquecida pelas placas conservando-a quente até o