Biomassa
O que é BIOMASSA ?
Biomassa, qualquer combustível proveniente de fonte orgânica sendo utilizado para a geração de energia elétrica. Podemos classificar como biomassa,por exemplo, o bagaço da cana-de-açúcar, a lenha, o lixo urbano ou industrial, carvão, resíduos agrícolas e o biogás. Um assunto de destaque hoje em dia é o uso de energia limpa, ou seja, a sustentabilidade, o uso da biomassa é capaz de obter energia limpa e barata, sendo um atrativo para industrias utilizarem a biomassa. O foco do uso da biomassa, é a baixa quantidade de oxido que ela produz, pois vale lembrar que a combustão de qualquer material de origem orgânica libera óxidos na atmosfera. Além de que a matéria prima da biomassa são resíduos, então o seu uso causa diminuição das quantidades de resíduos existentes no planeta. Existem vários tipos de materiais que são considerados biomassa, então há uma divisão de processos que transforma a biomassa em energia: os de combustão direta, processos termoquímicos e biodigestores.
Combustão direta: é a queima da biomassa em fornos, caldeiras ou fogões. O problema deste tipo de combustão é a baixa eficiência, por causa da umidade da biomassa (que na lenha pode ser de 20% ou até mais, por exemplo) e da baixa densidade energética dos combustíveis envolvidos neste tipo de geração de energia. Sem contar, que neste tipo de combustão é praticamente impossível obter a queima completa o que pode gerar grandes quantidades de emissões atmosféricas.
Gaseificação: conversão do combustível sólido em gás por meio de reações termoquímicas e em seguida utilização do gás obtido (que contém basicamente CO, H2, CH4, CO2 e N2) para obtenção da energia. Este método é bem mais eficiente que a combustão direta por utilizar um combustível mais puro, além de produzir emissões atmosféricas mais limpas. O gás obtido a partir deste método pode ser usado em turbinas a gás ou mesmo em motores de combustão interna,