Biomassa
O que é biomassa
A biomassa (massa biológica) é a quantidade de matéria orgânica produzida numa determinada área de um terreno.Este termo tem sito muito utilizado nos últimos anos, em função das preocupações relacionadas às fontes de energia. A biomassa é capaz de gerar gases que são transformados, em usinas específicas, em energia.Esta energia é resultado da decomposição de materiais orgânicos como, por exemplo, esterco, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos entre outros.Vantagens como fonte energética
A biomassa pode ser uma boa opção energética, pois é renovável e gera baixas quantidades de poluentes. Numa usina de álcool, por exemplo, os resíduos de cana-de-açúcar (bagaço) podem ser utilizados para produzir biomassa e energia.
A geração de energia através da biomassa pode contribuir para a diminuição do efeito estufa e do aquecimento global.
Entre as principais vantagens da biomassa estão:
-Baixo custo de operação;- Facilidade de armazenamento e transporte;- Proporciona o reaproveitamento dos resíduos;- Alta eficiência energética;- É uma fonte energética renovável e limpa;- Emite menos gases poluentes.Porém, o seu uso sem o devido planejamento pode ocasionar a formação de grandes áreas desmatadas pelo corte incontrolado de árvores, perda dos nutrientes do solo, erosões e emissão excessiva de gases.
A utilização da energia da biomassa é de fundamental importância no desenvolvimento de novas alternativas energéticas. Sua matéria-prima já é empregada na fabricação de vários biocombustíveis, como, por exemplo, o bio-óleo, BTL, biodiesel, biogás, etc.
Rotas possíveis para conversão de biomassa em energia
Existem diversas rotas para a biomassa energética, com extensa variedade de fontes - que vão desde os resíduos agrícolas, industriais e urbanos até as culturas plantadas exclusivamente para a obtenção de biomassa. As tecnologias para os processos de conversão são as mais diversas possíveis e incluem desde a simples combustão ou