Biomas
C.E.Califórnia
Prof: Paulo; Disc: geografia
Aluno(os): Ana Beatriz E. Carvalho;
Inês C. Pontes Motta;
João Vitor S. S. do Carmo.
Bioma é o conjunto dos seres vivos de uma área. É entendido também como o conjunto de ecossistemas terrestres. No nosso país podemos destacar seis principais: Pampa, Cerrado, Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal e caatinga. Mata Atlântica: A Mata Atlântica é o bioma que está presente na maior parte da região litorânea do país. Ocupa 13,04% do território, uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das florestas tropicais mais importantes do mundo, apresentando uma rica biodiversidade.
Desde o início da colonização, a floresta Atlântica foi o ecossistema que mais sofreu com a ação humana. A extração do pau-brasil (usado como fonte de corante vermelho para tecidos), o ciclo da cana-de-açúcar e o do café, a mineração, a extração de madeiras nobres, a pecuária, a caça predatória e a ocupação de cidades (cerca de 2/3 da população vivem em áreas originalmente ocupadas pela mata Atlântica) foram os principais fatores da devastação ecológica dessa região. Restam apenas cerca de 7%, pouco mais de 1;0000 km2, transformados em parques estaduais e nacionais, protegidos por lei. Apesar de toda a destruição que o ecossistema vem sofrendo, aproximadamente 100 milhões de brasileiros dependem desta floresta para a produção de água, manutenção do equilíbrio climático e controle da erosão e enchentes. Características:
Com o cerrado, a mata Atlântica é o ecossistema mais ameaçado do mundo, ao mesmo tempo que é um dos 25 hotspots ("pontos quentes", em inglês), ou seja, regiões de grande biodiversidade e ameaçadas de extinção. Ela apresenta também muitas espécies endêmicas (exclusivas desse bioma).
Pampa: Os Campos caracterizam-se pela presença de uma vegetação rasteira e pequenos arbustos distantes uns dos outros. Esta formação vegetal