biomas
Objetivos
1) Relembrar a definição de ecossistema para, então, compreender o conceito de bioma;
2) Identificar e caracterizar os principais biomas brasileiros;
3) Relacionar as características físicas de animais típicos de cada bioma com seus respectivos habitat, por meio de observações práticas;
4) Compreender, de modo geral, as relações existentes entre a flora e fauna dos biomas;
6) Avaliar os riscos e ameaças que os biomas brasileiros enfrentam atualmente.
Comentários
A maior biodiversidade de nosso planeta está no Brasil, que contém 12% de toda a vida natural da Terra. Essa riqueza de seres vivos está distribuída em vários ecossistemas que, por sua vez, são reunidos em seis importantes biomas: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Campos do Banhado.
O presente plano de aula foi elaborado com o intuito de estimular a capacidade de observação dos alunos e desenvolver a consciência ambiental, enquanto eles estudam sobre os principais biomas brasileiros.
Procedimentos
1) Recapitular a definição de ecossistema e, depois, explicar aos alunos o conceito de bioma.
2) Montar uma transparência ou escrever na lousa os seis principais biomas terrestres do Brasil e, em seguida, comentar as principais características de cada um deles.
3) Explicar aos alunos que os animais endêmicos de cada bioma apresentam adaptações anatômicas e, às vezes, fisiológicas ao seu respectivo habitat. Isso acontece por duas razões principais: hábito alimentar e hábito de vida — ambos aliados ao tipo de habitat do animal. Por exemplo, o lobo-guará, típico do Cerrado, caminha facilmente sobre o solo desse bioma graças às suas longas pernas; a cor de sua pelagem o ajuda a se camuflar. A audição desse canídeo é muito apurada, o que lhe ajuda a encontrar pequenos roedores e lagartos escondidos na vegetação. Outra adaptação interessante desse animal é que, para aumentar suas chances de sobrevivência, ele adquiriu um hábito alimentar