Biomas De Sorocaba
INTRODUÇÃO 2
1. CARACTERIZAÇÃO 3
1.1. FAUNA E FLORA 4
1.2. HISTÓRICO DE DESTRUIÇÃO 5
2. TRABALHO DE PRESERVAÇÃO 6
CONCLUSÃO 8
BIBLIOGRAFIA 9
INTRODUÇÃO
Este presente trabalho, tem por meio, apresentar e comentar sobre os biomas presentes em Sorocaba, especificando primeiramente que Bioma é o conjunto dos seres vivos de uma área. É entendido também como o conjunto de ecossistemas terrestres. Esta palavra foi criada por um ecólogo americano chamado Frederic Clements, que definiu bioma como uma comunidade de plantas e animais, geralmente de uma mesma formação. Desde a sua criação, bioma vem sofrendo algumas modificações e muitas definições.
Os biomas apresentam tipos fisionômicos semelhantes de vegetação, os mesmos fatores ecológicos e estão estreitamente relacionados às faixas de latitude, por conseguinte ao clima. Por exemplo: nas áreas de baixa latitude ou de clima tropical, predominam as florestas tropicais; nas áreas de média latitude surgem as florestas temperadas.
Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas, são as comunidades biológicas, organismos da fauna e da flora, como florestas tropicais úmidas, tundras, savanas, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas, biomas aquáticos, como recifes de coral, zonas oceânicas, praias e dunas.
Os biomas terrestres se constituem por três grupos de seres, aqueles que produzem que são os vegetais, aqueles que consomem que são os animais e os decompositores que são os fungos e as bactérias.
Um conjunto de ecossistemas constitui um bioma, e o conjunto de todos os biomas da terra constitui a biosfera da terra.
No Brasil há seis tipos de biomas sendo eles Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampas e Pantanal. E esse trabalho em específico mostrará sobre quais deles estão localizados em Sorocaba.
1. CARACTERIZAÇÃO
A vegetação original e natural da região onde se encontra o município de Sorocaba é a Mata Atlântica, com locais de floresta