Levantamento dos mamíferos retidos no parque zooloógico municipal Quinzinho de Barros em Sorocaba
691 palavras
3 páginas
FUNDAÇÃO SÃO PAULOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
LEVANTAMENTO DOS MAMÍFEROS RETIDOS NO PARQUE ZOOLÓGICO MUNICIPAL QUINZINHO DE BARROS EM SOROCABA
Nathalie Christine Sales de Souza
Profª. Dra. Maria Cornélio Mergulhão
SOROCABA-SP
2011
-INTRODUÇÃO
Os mamíferos fazem parte da classe mammalia e são os seres mais evoluídos do filo dos cordados. As características mais marcantes desse grupo são o corpo coberto por pêlos, possuem glândulas mamárias, alimentando suas crias com o leite produzido pelas mesmas, têm temperatura interna constante e os órgãos dos sentidos e cérebro são mais desenvolvidos. A pele é formada por duas camadas, a epiderme e a derme, e algumas glândulas localizadas na segunda camada, produzem substâncias essenciais para a impermeabilização do pêlo, comunicação entre os animais, excreção de sais, regulação de temperatura e etc.
O esqueleto é totalmente ossificado e a cartilagem permanece apenas nas zonas articulares. Geralmente apresentam 4 patas com 5 dedos cobertos por garras, unhas cascos ou almofadas.
Existem mais de 4600 espécies de mamíferos descritas no mundo (Wilson & Reeder, 1993), aproximadamente 10% delas ocorre no Brasil (Mittermeier e al., 1992). O Brasil é o país da megadiversidade, devido principalmente às florestas tropicais e também a grandes extensões de biomas variados e ricos em espécies, como o Cerrado, a Caatinga e o Pantanal Matogrossense (Anthony B. Rylands, 1994).
No Brasil, 69 espécies estão oficialmente ameaçadas de extinção, o que representa 10,6% das 652 espécies de mamíferos que presentes no país (Reis et al., 2006). Através de uma lista elaborada em 2001 pela União Mundial para a Natureza, 40 espécies de mamíferos estão incluídas na categoria Vulnerável, 18 espécies na categoria Criticamente em Perigo e 11 espécies na categoria Em Perigo (Machado et al., 2005).
Foram citadas ainda na lista, 17