BIOMAS DA REGI O SUDESTE
DISCIPLINA: BIOLOGIA
PROFESSOR: TIAGO
BIOMAS DO BRASIL E SEUS ASPECTOS
CAIO GALVÃO TEIXEIRA DE JESUS
1º F
BETIM, 06 DE AGOSTO DE 2014.
INTRODUÇÃO
Com extensão territorial de 924.511,3 quilômetros quadrados, o Sudeste é a segunda menor região do Brasil, sendo maior apenas que a região Sul. A fauna na região Sudeste é caracterizada por uma grande diversidade de espécies, dividida entre os seus três biomas.
O bioma Cerrado ocupa a maior parte do Sudeste. É um bioma que possui grande riqueza de espécies animais. Tem cerca de 1.500 espécies conhecidas.
No passado a região sudeste ocupava áreas de diversos tipos de vegetação como cerrado, caatinga, vegetação litorânea, campos de altitude e araucária. A mata atlântica atingia cerca de 500 km de toda costa brasileira, hoje restam aproximadamente 5% de áreas preservadas.
BIOMAS DA REGIÃO SUDESTE
1- Caracterize brevemente quais os biomas existentes na região sudeste:
Os biomas existentes na região sudeste são Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Vegetação Litorânea.
As principais características da Mata Atlântica são: Presença de árvores de médio e grande porte, formando uma floresta fechada e densa. Rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais. As árvores de grande porte formam um micro clima na mata, gerando sombra e umidade. A fauna rica com presença de diversas espécies de mamíferos, anfíbios, aves, insetos, peixes e répteis. Na região da Serra do Mar, forma-se na Mata Atlântica uma constante neblina.
O bioma Cerrado com arbustos e gramas ocupa a maior parte da região é um bioma que possui grande riqueza de espécies animais. A vegetação do Cerrado encontra-se em uma região onde o clima que predomina é o tropical.
A Caatinga encontrava-se no norte do estado, em decorrência do clima semi-árido. É o único sistema ambiental exclusivamente brasileiro. Forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com