RESUMO INTERPRETATIVO SOBRE LINGUAGEMs
PALOTINA
2015AGRONOMIA
METODOLOGIA CIENTIFICA
RESUMO INTERPRETATIVO SOBRE A LINGUAGEM
Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia Cientifica, como requisito para a obtenção da nota parcial referente ao primeiro semestre do Curso Superior em Agronomia da Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina.
Professor (a):
A atividade humana
A linguagem ¹
O homem é um ser falante, característica tal que lhe da o destaque no universo humano, e a palavra é a senha de entrada para este mundo que é o diferencial entre o homem e o animal. A linguagem seu principal artificio é um sistema simbólico, e o homem é o único animal capaz de criar e metodificar os símbolos.
O desenvolvimento da percepção, da preensão dos objetos, das reações a cada nova situação são extremamente similares as de um macaquinho. Porem a capacidade do homem em superar limites torna-se evidente por volta dos dezoito meses, que é quando o homem começa a destacar-se e inicia seu mergulho no universo dos símbolos.
Os animais também possuem linguagem, mas nada comparado à magnitude que a linguagem humana causa na relação entre o mundo e o homem. A diferença entre a linguagem do Homem e a animal é que este não conhece o símbolo, conhece tão somente o Índice, que é a forma fixa e única com a coisa à que se refere.
Por outro lado o Símbolo é flexível, universal, versátil, e através disto permite ao homem distanciar-se em relação ao mundo sendo que é a também a forma de retorna a ele. Por isso faz-se necessário desenvolver, enriquecer e aprimorar a cada dia a linguagem.
O nome é o símbolo dos objetos que existem no mundo, e a palavra é a magica que torna próximo o que esta distante, diga-se então que a linguagem é o elo do homem com o seu principio, meio e fim. Sendo a linguagem o fator que distingue o homem dos animais, deve ser fortalecido sem que sejam medidos esforços, pois caso contrário,