Jornal - lingia inglesa
Toda produção de texto exige organização de ideias, estrutura sintática e semântica.
Cada gênero textual possui suas características que permitem distinguir um tipo textual de outro, ou seja: artigo, notícia, entrevista, reportagem, legenda, manchete, poesia, crônica, romance... Alguns destes gêneros textuais serão vistos nesta oficina de produção de texto jornalístico. Antes, vejamos alguns conceitos que julgamos fundamentais na organização do pensamento: Linguagem, Língua, Discurso.
Linguagem é um conjunto complexo de processos – resultado de uma certa atividade psíquica profundamente determinada pela vida social – que torna possível a aquisição e o emprego concreto de uma Língua qualquer. Usa-se também o termo para designar todo sistema de sinais que serve de meio de comunicação entre os indivíduos. Desde que se atribua valor convencional a determinado sinal, existe linguagem.
Língua é um sistema gramatical pertencente a um grupo de indivíduos. Expressão da consciência de uma coletividade, a Língua é o meio por que ela concebe o mundo que a cerca e, sobre ele, age.
Discurso é a língua no ato, na execução individual. E, como cada indivíduo tem em si um ideal linguístico, procura extrair do sistema idiomático de que se serve as formas de enunciado que melhor lhe exprimam o gosto e o pensamento. Essa escolha entre os diversos meios de expressão que lhe oferece o rico repertório de possibilidades, que é a língua,denomina-se Estilo. (in, Nova Gramática do Português Contemporâneo – Celso
Cunha, Lindley Cintra).
Comunicação
“Comunicação significa ‘estar em relação com’, representa a ação de pôr em comum, de compartilhar as nossas ideias, os nossos sentimentos, as nossas atitudes. Nesse sentido, identifica-se com o processo social básico: a interação. É uma troca de experiências socialmente significativas; é um esforço para a convergência de perspectivas, a reciprocidade de pontos de vista e implica, dessa