Biomas brasileiros
BIOMAS DO BRASIL
Petrolina
Pernambuco
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
BIOMAS DO BRASIL
Discentes: Laís Lisboa
Hadassa Claudino Miranda
Victor Hugo da Silva Martins
Curso: Medicina Veterinária
Periodo: 2012.2
Disciplina: Ciências Ambientais
Docente: Karine V. Antunes
Petrolina
Pernambuco
CARACTERISTICAS GEOGRÁFICAS DOS BIOMAS BRASILEIROS
Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definida pelas condições físicas predominantes nas regiões. Esses aspectos climáticos, geográficos e litológicos (das rochas), por exemplo, fazem com que um bioma seja dotado de uma diversidade biológica singular, própria.
No Brasil, os biomas existentes são: Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Cerrados, Caatinga, Pampa, Pantanal, e Zona Marinha. A seguir, conheça cada bioma do Brasil.
FLORESTA AMAZÔNICA
“Pulmão do Mundo”, “Planeta Água”, “Inferno Verde”, são alguns dos chavões mundialmente conhecidos a respeito da Amazônia. Está sempre em evidência em qualquer ponto da aldeia globalizada. Interessa a todos. Uma das últimas regiões do planeta que ainda seduzem pela exuberância de uma natureza primitiva, hoje absolutamente ameaçada por sua devastação. A Amazônia guarda a maior diversidade biológica do planeta – região mega-diversa - e escoa 20% de toda água doce da face da Terra. A Amazônia ocupa 4.196.943 km², cerca de 49,29% do território brasileiro. Ocupa a totalidade de cinco unidades da federação (Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima), grande parte de Rondônia (98,8%), mais da metade de Mato Grosso (54%), além de parte de Maranhão (34%) e Tocantins (9%). A área desmatada da Amazônia já atinge 16,3% de sua totalidade (fonte: classinet). Hoje cerca de 17 milhões de brasileiros vivem no bioma Amazônia, sendo que cerca de 70% no meio urbano.
MATA