Bioma - região da amazônia
É um ecossistema de clima tropical, quente e úmido, apresentando um relevo de planaltos e serras que impedem a passagem de massa de ar, provocando chuvas constantes na região costeira.
As folhas são latifoliadas e perenifólias (largas e persistentes / duradoura), típicas de florestas tropicais. Rica em espécies vegetais, apresenta árvores como o jequitibá-rosa, o cedro, a figueira, o ipê e o pau-brasil.
É constituída por uma enorme variedade de espécies, sendo a biodiversidade uma de suas maiores riquezas, (estima-se em 20% de todas as espécies do mundo).
• Sistema hídrico (1/5 de toda a água doce do planeta)
Apesar da intensa devastação, ainda abriga uma quantidade significativa de espécies tanto de animais quanto de vegetais, compreendendo mais de 6 mil exemplares de plantas endêmicas (grande variedade de epífitas: orquídeas e briófitas), 160 espécies de mamíferos e 253 de anfíbios identificados e catalogados. Muitos dos animais brasileiros ameaçados de extinção pertencem a esse ecossistema, bastante explorado desde a época colonial.
É um ambiente frágil, que sofre ameaças causadas por ocupação desordenada, agricultura e extração vegetal.
Um bioma Muito delicado
Na Amazonia, os elementos naturais são bastante interdependentes, possui um equilíbrio muito delicado. Uma alteração em um deles provoca modificações drásticas nos demais. A exuberante vegetação desempenha um papel essencial nesse ecossistema. Além de proteger e nutrir o solo, as árvores também contribuem para a umidade do ar, que é básica para a rica hidrografia amazônica.
O ar úmido da Amazônia, responsável pelas frequentes chuvas que alimentam os rios e lagos, na realidade muito deve às plantas.
São elas que, pela evapotransição, contribuem para manter elevada a umidade atmosférica. Calcula-se que mais de 50%da umidade venha de la mesmo; o restante vem dos oceanos.
Isso significa que a destruição da floresta, que já está ocorrendo em ritmo acelerado, poderá diminuir a