Caracterização do Bioma Amazonia
Integrantes do Grupo: Adriana, Flávia, Wanessa e Waleska.
Definição de bioma: Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas, que possuem certo nível de homogeneidade. São as comunidades biológicas, ou seja, as populações de organismos da fauna e da flora interagindo entre si e interagindo também com o ambiente físico chamado biótopo.
Localização
O bioma Amazônia ocupa cerca de 40% do território Brasileiro. Nele estão localizados os estados do Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima e algumas partes do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Também inclui terras de países próximos ao Brasil, como as Guianas, Suriname, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia.
Dimensão/área aproximada
A área aproximada da Amazônia abrange 4.871.000Km2.
Participação em % da área total do país
Ocupa quase metade (49,29%) do território nacional Brasileiro. Esse bioma cobre totalmente cinco Estados (Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima), quase totalmente Rondônia (98,8%) e parcialmente Mato Grosso (54%), Maranhão (34%) e Tocantins (9%).
Características da flora/vegetação
No bioma Amazônia abriga aproximadamente 30 milhões espécies de vegetais, dentre esses as de maior destaque são a castanheira, a seringueira, o cacaueiro e um dos símbolos da Amazônia, a Vitória-régia.
É uma floresta tropical fechada, com um grande número de árvores de grande porte, onde ficam próximas uma das outras. Devido a isso, as espécies de vegetação rasteira estão presentes em pouca quantidade na floresta. Isto ocorre, pois com a chegada de poucos raios solares ao solo, este tipo de vegetação não consegue se desenvolver.
Apesar de o solo ser muito pobre e com uma camada pouco espessa de nutrientes, a flora mantêm-se em virtude do estado de equilíbrio obtido pelo ecossistema.
Diversidade da flora/vegetação
A Vegetação do bioma Amazônia se apresenta em três categorias: Matas de terra