Bioma Pampa 1.3
Assunto: Bioma Pampa;
Algumas Definições Pradaria: É uma planície vasta e aberta que não encontramos árvores nem arbustos, em que possui capim em abundância. A pradaria brasileira é o Pampa gaúcho.
Bioma: É um conjunto de ecossistemas, que possuem homogeneidade. São as populações de orga- nismo da fauna e da flora interagindo entre si e interagindo também com o ambiente físico.
Ecossistema: Significa o sistema onde se vive, um conjunto de características físicas, químicas e biológicas. É uma unidade natural constituída de parte não viva (água, gases atmosféricos, sais minerais e radiação solar) e de parcela viva (plantas e animais) que relacionam entre si, formando um sistema estável.
Flora: Na botânica a flora e um conjunto de plantas características de uma região.
Fauna: É um termo coletivo para a vida animal. Conjunto de seres vivos que compõem a biodiversidade animal de região.
Apresentação
Este trabalho têm como principal finalidade apresentar a história e as características do Bioma Pampa, abordando principalmente a fauna e a flora, e o conjunto de ecossistemas presente no Bioma.
História
O reconhecimento do Pampa como um dos seis Biomas brasileiros foi decidido em 2004, destacado-o do Bioma mata atlântica. Compreende-se que o Pampa ocupa cerca de 176.496 quilômetros quadrados, que abrange a metade meridional do Rio Grande Do Sul e ainda se estende por áreas do Uruguai e Argentina, somando tudo ele abrange cerca de 700 mil quilômetros quadrados. Muito antes da presença humana na América, nessa região que hoje conhecemos como Pampa era habitada por diversos animais, inclusive por uma megafauna, ou seja, animais com um imenso tamanho comparado a hoje, agora extintos.