ATPS PRONTA
1.1 INTRODUÇÃO
Para que se entenda, as extensões geográficas sobre o mundo que vemos, é necessário que se compreenda os conceitos de paisagem, lugar, território e região. Não classifica-los, apenas como pedaços de terra, edificações ou algo que vemos. Mas sim classifica-los, como extensões extras sensórias, políticas, naturais e antrópicas.
1.3 DESENVOLVIMENTO
O termo paisagem pode ter vários significados e eles variam por ciências e maneiras de se ver. Sendo uma das principais categorias geográficas, ela consiste em tudo que se relaciona aos sentidos, menos o paladar (visão, audição, olfato e tato). Mesmo cada uma delas sendo perceptível ao ser humano, a visão é a que mais se sobressai. A análise da paisagem, que antes era prioridade aos estudiosos da geografia, passou a observar a fisionomia dos lugares para que se obtivesse resultado, seus avanços, tanto naturais como as transformações humanas feitas ao decorrer do tempo. A paisagem esta em constante transformação para poder se adaptar e sobreviver no meio em que vive. Mudanças naturais e antrópicas, no caso metropolitano e etc. Paisagens podem ser constituídas por domínio natural (bosques e florestas), humano social (cidades), cultural (patrimônios culturais) e econômico (tudo que causa ou que foi causado pela economia como pastos, fazendas ou comunidades).
Segundo Dolfuss, um geógrafo Frances, diz que as paisagens são resultado das ações humanas e ele as classifica em grandes famílias de acordo com a intervenção humana: Paisagens Naturais são as paisagens que não sofreram nenhuma intervenção humana. Paisagem Modificada é o resultado da ação de caçadores e coletores que modificam através de fogo, derrubada de árvores e etc. Paisagens Organizadas são as ações conscientes como, por exemplo, cidades, parques e etc.
Com isso, paisagem é uma relação da natureza e o homem, sendo vista de