As mudanças no mercado financeiro
Mudanças no mercado acontecem sempre. No entanto, nas três últimas décadas houve mudanças significativas que requerem uma análise mais aprofundada por parte dos empresários:
1. O crescimento significativo do poder de compra da classe“C”; 2. A população homossexual assumindo a sua orientação sexual e revelando um perfil de consumo voltado para seus gostos e necessidades; 3. A população jovem mais consumista; 4. Uma maior participação da mulher no mercado de trabalho; 5. O aumento da população idosa.
Esses cinco fatores demandam das empresas uma revisão em suas estratégias de mercado sob a pena de não mais atenderem às necessidades dos novos perfis de consumidores. O perfil dos consumidores mudou muito nos últimos anos. No Brasil, essas mudanças se devem às transformações sociais e ao fortalecimento da economia, que contribuiu para o crescimento significativo do poder de compra da classe“C”; e osurgimento de uma população jovem mais consumista.
Nova oportunidade de mercado para a Classe C
Empresários devem atentar-se para as mudanças no perfil de consumo da população brasileira As empresas do segmento de varejo devem explorar as novas oportunidade, procurando entender melhor o perfil de consumo da classe C.
No segmento alimentício, por exemplo, boa parte da classe C começa a consumir o que antes era considerado supérfluo. Assim, realizar promoções dos produtos mais procurados por esse segmento de mercado poderia ajudar a aumentar as vendas. Outro segmento que tende a crescer é o de vestuário e o maior impulso de compra desse segmento vem das necessidades relacionadas à vaidade e à beleza. E nesse sentido, com o crescimento de poder de compra, a classe C começa a procurar produtos de marca reconhecida e qualidade superior.