Trabalho Interdisciplinar O perigo de uma nica hist ria
Documentário: O perigo de uma única história
Introdução
Este trabalho tem como objetivo filtrar conteúdos de aspectos e implicações éticas, com base no documentário 'O perigo de uma única história' (Chimamanda Ngozi Adichie). Iremos viajar pelo mundo e pelos caminhos da protagonista deste documentário, e descobrir junto a ela experiências que envolveram sua cultura, suas escolhas, suas habilidades e a sua maneira de lidar com a vida e com o que aprendeu com ela.
Reflexão: "Quais os aspectos éticos envolvidos no filme?"
Podemos considerar que alguns aspectos éticos foram envolvidos ao longo deste documentário, tais como: liberdade (de culturas, de expressões, de escolhas, de ações), consciência (de mudanças, de sentimentos, de atitudes, de reconhecimento), comportamento (como criança, como adolescente, como adulto, como personagem, como pessoa) e motivação (para realizar, para fazer, para mudar, para melhorar, para viver).
Reflexão: "Quais as implicações éticas em se ouvir apenas uma única história?"
Quando falamos de implicações, podemos levar em conta dois pontos de vista: o ponto positivo e o ponto negativo. Considerando o que a ética implica de positivo, o documentário nos ensina a reconhecermos as faces de muitas histórias sem desmerecê-las, desconsiderá-las ou desrespeitá-las, considerando as diferenças, os lugares, as culturas e as diversidades. Considerando o que a ética implica de negativo, o documentário nos deixa claro que, se não tivermos consciência perante tudo o que as histórias nos trazem, de forma a que possamos demonstrar respeito, igualdade e interatividade, nos tornaremos escravos do preconceito, do desrespeito e da desunião, o que farão de nós pessoas esquecidas, indefinidas e, de certa forma, malsucedidas.
Conclusão
Sendo assim, com base no que a autora nos transmite, podemos afirmar que, pra cada história vivenciada e escrita por cada um de nós, deve-se haver um maior equilíbrio e uma maior atenção, a ponto de