BIOMA "CÓRREGOS E RIOS "
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
ECOSSISTEMAS NA TERRA
PROF.DR. RAFAEL LUCYK MAURER
NYCOLLAS STEFANELLO VIANNA
BIOMA DOS CÓRREGOS E RIOS
Dom Pedrito
2014
1 Conceito
Para entendermos esse bioma temos que saber o que é um rio e um córrego.
a) Rio - é um curso natural de água, normalmente de água doce, que flui no sentido de um oceano, um lago, um mar, ou outro rio. Em alguns casos, um rio simplesmente flui para o solo ou seca completamente antes de chegar a outro corpo d'água. Pequenos rios também podem ser chamados por outros nomes, incluindo córrego ou riacho.
b) Córrego - é uma denominação dada a um corpo de água corrente de pequeno porte.
Rotineiramente, é utilizado para se referir a algo de menor tamanho que um riacho. São muito importantes, pois representam basicamente o início de um rio e, portanto, são fundamentais para o fluxo de água dentro de uma ou mais bacias hidrográficas, pois captam e drenam a água das chuvas e, principalmente, das nascentes.
Agora que já
sabemos o conceito de Rio e de Córrego podemos estudar mais sobre este bioma.
1.1 Ambiente Físico
A característica física mais proeminente dos córregos e rios é a sua correnteza. As nascentes dos córregos são frias, claras, turbulentas e rápidas. Mais abaixo, aonde numerosos tributários podem se unir formando um rio, a água é geralmente mais quente e mais turva devido ao sedimento em suspensão. Os córregos e rios são estratificados em zonas verticais.
1.2 Ambiente Químico
O conteúdo de sal e nutrientes de córregos e rios aumenta da nascente para a foz. As nascentes são geralmente ricas em oxigênio, exceto onde houver enriquecimento orgânico.
Grande parte da matéria orgânica nos rios consiste em material dissolvido ou altamente fragmentado, carregado pela corrente dos córregos florestados.
1.3 Características Geológicas
Os canais das cabeceiras dos riachos são frequentemente estreitos, têm fundos