Biologia
TEMAS:
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
GRANDES BIOMAS DO MUNDO (BIOLOGIA)
INDÍCE
1. Introdução. Ciclos Biogeoquímicos.
1.1 Ciclos da Água ou Ciclo Hidrológico.
1.2 Ciclos do Carbono
1.3 O Ciclo do Carbonato- Silicato
1.4 Ciclos do Nitrogênio.
1.5 Ciclos do Fósforo.
2. Introdução sobre como funcionam os biomas?
2.1 Qual a diferença entre biomas e ecossistemas?
2.3 Principais biomas do mundo
2.4 Biomas do Brasil
3. Conclusão
4. Bibiografia
1. Introdução. Ciclos Biogeoquímicos
São processos naturais que reciclam elementos em diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos, e, depois, vice-versa. Água, carvão, oxigênio, nitrogênio, fósforo e outros elementos percorrem estes ciclos, unindo os componentes vivos e não vivos da Terra.
Sendo a Terra um sistema dinâmico, em evolução, o movimento e a estocagem de seus materiais afetam todos os processos físicos, químicos e biológicos.
Um ciclo biogeoquímico é o movimento ou o ciclo de um determinado elemento ou elementos químicos através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera da Terra.
1.1 CICLOS DA ÁGUA OU CICLO HIDROLÓGICO
O ciclo hidrológico é dirigido pela energia solar e compreende o movimento da água dos oceanos para a atmosfera por evaporação e de volta aos oceanos pela precipitação que leva à lixiviação ou à infiltração. A água contida na atmosfera provém de todos os recursos de água doce, através do processo da precipitação.
A água circula no planeta devido às suas alterações de estado que são, principalmente, dependentes da energia solar.
A água que se precipita, seja através de chuva, neve, granizo, etc. pode, em sua forma líquida, infiltrar-se no solo e subsolo, ou escoar superficialmente, tendendo sempre a escorrer para regiões mais baixas e podendo, assim, alcançar os oceanos. Nesse percurso e nos oceanos, ela pode evaporar diretamente, como também pode ser captada pelos seres vivos.