Biologia
2. Núcleo celular / Precessos metabólicos
• O núcleo celular e seus componentes
• Processos de reprodução celular
- Mitose
A mitose é um processo em que as células eucarióticas passam para sofrer a divisão de seus cromossomos entre suas células filhas, processo que tem a duração de aproximadamente de 90 a 120 minutos, e é composto por quatro diferentes etapas, as quais são: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Entende-se que a mitose é uma célula que se duplica para dar origem a novas duas células, as quais são conhecidas como células filhas que são obtidas através da divisão celular, sendo uma idêntica a outra. Sabendo disso, agora é preciso entender o que ocorre em cada uma das cinco fases da mitose, as quais atravessam o seu ciclo de vida até chegar à divisão celular. Veja-as logo abaixo:
Prófase - Nesta fase as células se preparam para a divisão, por este motivo, ocorrerá a duplicação do DNA e dos centríolos, e com o DNA condensado e os centríolos em movimento, logo começa o processo da divisão mitótica.
Metáfase - Nesta fase se inicia o alinhamento entre os pares formados na prófase, assim o DNA se alinha no eixo central e os centríolos se movem para a as extremidades começando a conexão com os DNA. Desta forma, dois fios do cromossomo se conectam a parte central do centrômero.
Anáfase - Nesta fase a divisão celular começa a acontecer com os cromossomos seguindo direções opostas na célula, sendo que metade vai para um lado e a outra metade vai para outro.
Telófase - Nesta última fase da divisão celular mitótica, a membrana celular se divide em duas partes, resultando no aparecimento de suas células, as quais ficaram com metade do DNA original, ou seja, da célula mãe.
Na interfase, as células se encontram em seu estado normal, isto é, fase em que as células não mais se encontram em divisão, assim ocorre o controle de todas as suas funções a partir da absorção dos nutrientes necessários para a sua