biologia
Célula Todo ser vivo é constituído de estruturas chamadas células. A célula é a menor unidade que possui as propriedades básicas da vida. Alguns micro-organismos, como bactérias e leveduras, são feitos de apenas uma célula (são unicelulares). Plantas e animais grandes possuem muitos bilhões de células (ou seja, são pluricelulares). Os seres humanos são compostos de mais de 75 trilhões de células.
Ribossomos
Os ribossomos são organelas celulares presentes em todo o citoplasma de células eucariontes quanto procariontes. Elas têm como função sintetizar proteínas que serão utilizadas em processos internos da célula. Quando participam da síntese celular, essas estruturas permanecem agrupadas ao filamento de RNA mensageiro, formando os polissomos. Vale lembrar que os ribossomos não contém uma membrana, ao contrário das mitocôndrias. Por não possuírem membranas formadas por lipídios e proteínas, os ribossomos, em alguns casos são encontrados ‘livres’, espalhados dentro da célula, e não aderidos ao retículo endoplasmático. Vale ressaltar que todas as células, sem exceções, possuem ribossomos, isso quer dizer que tanto as células eucariontes quanto as procariontes. No entanto o ribossomo eucariótico tem maior quantidade de proteínas. Fundamentais estruturas do controle metabólico, o ribossomo somente funciona quando as subunidades se fusionam.
Na subunidade maior, existem duas regiões onde ocorre o contato direto com o RNA: são chamado Sítio A (Aminoacil) onde ocorre a chegada do RNA e Sítio P (Peptídeo) onde são formadas as ligações peptídicas pela junção entre os aminoácidos de ambos os sítios.
Peroxissomos Os peroxissomos são organelas membranosas presentes no citoplasma das células vegetais e animais, formando vesículas arredondadas, cuja função está relacionada ao armazenamento de enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio. Esta organela tem a capacidade de degradar compostos tóxicos para a célula, transformando-os em