biologia
Clonagem do DNA
O que é clonagem (definição) Em genética, define-se a clonagem como o processo de se produzir cópias idênticas de seres vivos através de um fragmento específico do DNA. Clonagem é uma forma de reprodução assexuada que visa produzir seres com características físicas e biológicas idênticas, perpetuando características genéticas.
A palavra "clonagem" vem do grego klon, que significa "broto de um vegetal".A Clonagem é um mecanismo comum de reprodução de espécies de plantas ou bactérias. Um clone pode ser definido como uma população de moléculas, células ou organismos que se originaram de uma única célula e que são idênticas à célula original. Em humanos, os clones naturais são os gêmeos idênticos que se originam da divisão de um óvulo fertilizado.
Como acontece ?
A clonagem pode acontecer de forma natural(vegetais, protozoários e fungos) ou induzida. Esta última pode ser realizada em 3 passos:
1. Retira-se o núcleo de uma célula somática do organismo que se deseja clonar (p. ex. uma ovelha) e transfere-se esse núcleo, que contém toda a informação genética do organismo, para um óvulo do qual foi removido o núcleo original;
2. O óvulo é submetido à ação de determinadas substâncias químicas ou a choques elétricos que estimulam o processo de divisão, iniciando assim o processo de desenvolvimento embrionário;
3. O embrião é implantado no útero de uma outra ovelha, que dará seguimento à gestação. O ser obtido será um clone e terá as mesmas características genéticas do doador da célula clonada.
Informações e exemplos de clonagem Em biologia, um clone é um organismo multicelular geneticamente idêntico a outro. Gêmeos univitelinos (formados a partir de um mesmo zigoto) são clones naturais, que, por compartilharem do mesmo DNA, são geneticamente iguais. O primeiro animal a ser clonado foi uma rã, em 1952. Em 1997, Ian Wilmut, no Instituto Roslin da Escócia, clonou o primeiro mamífero: a ovelha Dolly.
Em 1998 James Rohl e Steven Stice