biologia
Essa capacidade dos seres vivos é o que os diferencia dos objetos. Cada grupo de seres vivos desenvolve essas capacidades de formas diferentes embora tenham a mesma estrutura. Determinados seres vivos nascem de ovos, vivem naturalmente poucos meses, outros vivem mais tempo e nascem após um período de gestação, outros nascem dentro de um ambiente sem necesidade de outro para gerá-lo mas todos partem da mesma base: Nascimento, desenvolvimento e morte.
O conceito de vida se confunde ao reunir definições religiosas, científcas ou filosóficas sobre o inicio ou final desta. Científicamente a vida acaba com a morte mas por exemplo em algumas crenças religiosas a vida não acaba com a morte e sim, se renova com ela. No catolicismo a vida começa com a concepção,por isso esta religião condena o aborto. Em algumas outras perspectivas a vida só começa com o nascimento e em outras a vida como dito anteriormente, não termina com a morte. Vida em geral reune uma série de conceitos que permitem a adaptação do ser vivo ás condições e capacidades básicas de sobrevivência para gerar outra vida, agir, e manter-se vivo.
De todos modos o conceito de vida não pode ser tomado como uma verdade absoluta: Condição essencial dos seres vivos, estado intermediario entre nascimento e morte, momento de transição….. Cada uma das formas de entender a vida apresenta suas razões particulares. Mas para utilizar a definição de forma mais genérica usemos o conceito da biologia e