biologia
ENFERMAGEM 2014
POLO DE VALENÇA DO PIAUÍ
ALUNA:
Trabalho apresentado como requesito de avaliação secundaria da disciplina de HISTOLOGIA do curso de Enfermagem. Ministrada pela professora Graças Mateus.
ENFERMAGEM 2014
POLO DE VALENÇA DO PIAUÍ
Valença do Piauí 20/01/2015
Conclusão
A aprendizagem das técnicas histológicas ocorreu de forma satisfatória, mesmo a prática sendo demonstrativa, além de ter sido possível observar o contraste produzido pelos corantes usados nos tecidos para observação das células.
introdução
O procedimento mais utilizado no estudo de tecidos é a preparação de cortes histológicos que podem ser examinados com o auxílio de um microscópio. Este processo consiste numa série de etapas que busca a obtenção de um corte que preserve ao máximo as características da estrutura viva, além de uma longa vida útil. O processamento do material para análise é imprescindível. Do contrário as células sofreriam autólise e também sofreriam a ação de microorganismos de proliferação rápida. Além disso, o material deve ser fatiado em cortes delgados uma vez que as estruturas teciduais e orgânicas são naturalmente espessas demais para permitir a passagem da luz do microscópio. Outro aspecto importante é o fato de que quase todos os componentes das células e da matriz extracelular são transparentes; isso não se deve apenas ao seu alto conteúdo de água, pois, mesmo dessecados, continuam tendo um contraste muito baixo. Para vencer esta limitação, são empregadas substâncias que coram os componentes celulares com certa especificidade. Abaixo estão sintetizadas as principais etapas do processamento do material histológico.