Biologia
No trabalho a seguir informarei sobre as diversas fontes de energia e suas utilizações, principalmente no nosso dia a dia.
Energia
Energia em geral se refere “ao potencial inato para executar um trabalho e realizar uma ação”. A palavra energia é usada em vários contextos diferentes.
O termo energia também pode realizar as reações de um determinado trabalho, por exemplo, o calor, o trabalho mecânico que se usa o movimento ou luz. Estes trabalhos podem ser realizados por uma fonte inanimada ou seja um ser que não tem vida própria ou por um organismo vivo (por exemplo os músculos, energia biológica).
Algumas formas de energia
A energia pode ser entendida como a capacidade de realizar trabalho. O ser humano depende cada vez mais de um elevado consumo energético para subsistência. E foram desenvolvidos diversos processos de transformação, transporte de energia. Existem duas modalidades de energia: a potencial e cinética e apresentam formas: nuclear, eólica, solar e geotérmica.
Energia potencial
É a energia que um objetivo possui em sua virtude e tem uma posição relativa que se encontra dentro do sistema. Por exemplo, um martelo levantado ou uma mola comprida ou esticada ou um arco tensionado de um atirador, todos possuem uma energia potencial. Assim essa energia já está pronta para ser transformada em outras formas de energia, mediante a sua realização de trabalho.
Energia potencial gravitacional
A energia potencial gravitacional possui duas massas passíveis de serem tratadas sendo elas conhecidas como massas pontuais que é fornecida pela Teoria de gravitação universal que é expressa pela relação: Energia potencial elétrica
É a energia associada a uma partícula qualquer com carga elétrica “q” situada a uma distância “d” de outra partícula com carga “Q”. E é calculada pela expressão:
Energia potencial elástica
É uma forma de energia potencial que pode ser armazenada em uma mola mediante a aplicação de uma força. Assim, uma