Sexualidade na adolescência
A sexualidade na vida das crianças e adolescentes ganha cada vez mais espaço nas discussões e estudos científicos. Ela é fundamental na formação da personalidade, pois é uma necessidade básica do ser humano, estritamente relacionada aos pensamentos e ações, pois sabemos que mesmo com tantos trabalhos escritos na área da sexualidade e da constatação da curiosidade natural das crianças e adolescentes a respeito de sua origem, preconceitos e tabus têm impedido os pais de conversarem com seus filhos e as escolas têm se esquivado de informarem aos seus educados sobre o assunto.
É importante reconhecer as manifestações da sexualidade e conversar sobre ela de modo a contribuir para que crianças e adolescente tenham uma vida saudável, em especial no que se refere ao período da adolescência, já que é vista de modo abrangente pela sociedade como período problemático. Entretanto, pode ser o momento certo para, a partir das dúvidas e conflitos que surgirem nesta fase, e através deles construir conceitos norteadores que promovam melhorias na vida futura desses indivíduos.
2 - Delimitação do tema:
Estudos apontam que, mesmo ciente da responsabilidade que tem no processo de desenvolvimento da sexualidade das crianças e adolescentes, juntamente com outras instâncias da sociedade, a escola nem sempre se envolve com o tema na intensidade necessária, e, muitas vezes, quando o faz, é de modo reducionista, atendo-se às questões biológicas da reprodução.
A Orientação Sexual desde as séries iniciais do Ensino Fundamental pode contribuir na prevenção de problemas graves, como o abuso sexual, uma possível gravidez indesejada na adolescência ou a aquisição de doenças sexualmente transmissíveis. Quando a pessoa aprende a lidar com a sexualidade de maneira saudável e natural desde a infância, se sentirá mais segura nas fases da vida subseqüentes, pois terá condições de tomar atitudes pautadas na reflexão consciente.
Para a prevenção do abuso sexual, por