Biologia
A Reprodução Assexuada envolve apenas um progenitor, sendo que não há intervenção de células sexuais (gâmetas) nem junção de material genético proveniente de diferentes indivíduos. Na Reprodução Assexuada as células dividem – se por mitose. A Reprodução Assexuada contribui para a variabilidade genética das populações, porém assegura o seu rápido crescimento e a colonização dos ambientes favoráveis. A Reprodução Sexuada envolve dois progenitores, sendo que há intervenção de células sexuais (gâmetas), e junção de material genético proveniente de diferentes indivíduos (fecundação). Na Reprodução Sexuada ocorrem mitoses que permitem o crescimento desses mesmos organismos. Ocorre meiose para formar os gâmetas. A Reprodução Sexuada contribui para a variabilidade genética das populações, porém o número de descendentes é reduzido.
2. Processos de Reprodução Assexuada
Bipartição ou Cissiparidade Na Bipartição ou Cissiparidade o progenitor divide – se em duas células – filhas, aproximadamente do mesmo tamanho, geneticamente iguais entre si, sendo que os organismos formados crescem até atingirem o tamanho caraterístico da espécie, onde o progenitor deixa de existir.
Gemulação ou Gemiparidade Na Gemulação ou Gemiparidade o progenitor forma pequenas dilatações, gemas ou gomos, que acabam por se deslocar. A gema completa o seu crescimento até atingir o tamanho característico da espécie, sendo que se as condições forem favoráveis, a gema ou gomo pode nunca se deslocar do progenitor, formando colónias.
Divisão Múltipla Na Divisão Múltipla o núcleo do progenitor divide – se em vários núcleos (mitose), sendo que cada núcleo é envolvido por citoplasma e membrana celular. A membrana celular do progenitor rompe e os descendentes soltam - se.
Multiplicação ou Propagação Vegetativa Na Multiplicação ou Propagação Vegetativa o método exclusivo das plantas ocorre devido à existência de