Biologia
Depois do pau-brasil, a cana-de-açúcar transformou o litoral do Nordeste na mais importante região economia da colônia ate o inicio do século XVIII. A atividade açucareira passou a construir uma empresa e o Brasil tornou-se colônia do açúcar. Nesse período as atividades econômicas e a população se concentraram no litoral nordestino.
A pecuária foi à recompensa pelo povoamento do× Sertão nordestino, onde complementou a lavoura de cana-de-açúcar que dominava o litoral fornecendo a carne para a alimentação e animais de tração para o trabalho nos engenhos.
Uma economia é o sistema consolidado de atividades humanas relacionadas à produção, distribuição, troca e consumo de bens e serviços de um país ou outra área.
A atividade económica gera riqueza mediante a extração, transformação e distribuição de recursos naturais, bens e serviços, tendo como finalidade a satisfação de necessidades humanas.
A composição de uma dada economia é inseparável da evolução tecnológica, da história da civilização e da organização social, assim como da geografia e da ecologia do planeta Terra, e.g. eco regiões que representam diferentes oportunidades de extração de recursos e de agricultura, entre outros fatores. A economia se refere também à medida de como um país ou região está progredindo em termos de produção.
EXPANSÃO DAS FRONTEIRAS NO IMPÉRIO E NA REPÚBLICA
No final do século XIX, seringueiros brasileiros se estabeleceram em uma área que legalmente pertencia à Bolívia. Em 1899, o líder dos seringueiros recusou-se a reconhecer a autoridade boliviana e pediu a anexação da área ao Brasil. As Forças Armadas dos dois países restauraram a ordem, mas em 1902, quando a Bolívia arrendou a região para norte-americanos estudou uma nova rebelião, desta vez chefiado por plácido de castro que proclamou o Estado independente do Acre.
O Brasil conta com cerca de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, sendo o quinto maior