biologia
P.04
AGRICULTURA DE PRECISÃO NA CULTURA DA SOJA
A Agricultura de precisão é uma prática agrícola que vem facilitando a vida no campo. A partir de dados específicos de áreas geograficamente referenciadas, implanta-se o processo de automação agrícola, dosando adubos e agrotóxicos para cada tipo de solo.
O engenheiro agrônomo da empresa Semear Leonardo de Moura explica que a tecnologia tem sido muito importante para o desenvolvimento da soja no campo. “É uma tecnologia de ponta de altíssima precisão, pois possibilita a dose exata do uso de fertilizantes e insumos em cada metro quadrado do solo, ou seja, utiliza a quantidade necessária dos nutrientes para a cultura, alcançado melhor produtividade, além de minimizar os impactos ao meio ambiente”, ressaltou.
O engenheiro agrônomo da Seagro, Genebaldo Queiroz, completou dizendo que o uso da tecnologia permite o manejo de solo, insumos e culturas de modo adequado às variações espaciais e temporais. “A tecnologia consiste em aumentar a eficiência, com base no manejo diferenciado de áreas na agricultura”
O sistema de gerenciamento agrícola por agricultura de precisão cresce cada vez mais no Brasil com a disseminação das vantagens para o produtor rural. As tecnologias apresentadas pela Agricultura de Precisão na gestão da propriedade melhoram a produtividade, aumentam a preservação do meio ambiente e a renda dos produtores rurais. (SENAR)
A partir disso, a agricultura de precisão, é ferramenta indispensável na produção agrícola, a informação. Esta utilizada para tomadas de decisões corretas. O processo se inicia com o uso do GPS, acoplado ao trator ou colheitadeira, que se comunica o satélite aliado a coleta e analise do solo em vários pontos da áreas fornece as informações necessárias para uma agricultura precisa. Com base nas informações obtidas, faz-se o tratamento