Biologia
Localização geográfica
O Kilauea localiza-se no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, nos Estados Unidos., situa-se ao longo da costa sul da ilha, o vulcão tem de 300.000 a 600.000 anos de idade, é o segundo mais jovem vulcão do Havaí e o atual centro eruptivo da cadeia havaiana. O Kilauea é o mais recente dos vulcões que emergiram e criaram as ilhas do arquipélago havaiano, devido ao movimento da Placa do Pacífico (uma das placas tectónicas que compõem a superfície terrestre) em direção à região do vulcão submerso Lo´ihi (sudoeste da ilha), movimento que ainda nos nossos dias ocorre.
É considerado o vulcão mais activo do planeta Terra e é do tipo efusivo, ou seja, o magma é fluído, a libertação de gases é fácil e a erupção é calma, com derramamento de lava abundante a altíssima temperatura. A lava desliza rapidamente, espalhando-se por grandes distâncias. Mas por vezes tem manifestações explosivas, ou seja, as lavas são muito viscosas, fluem com dificuldade e impedem a libertação de gases, ocorrendo por isso, violentas explosões. O Kilauea possui uma grande caldeira cúpula, medindo 4x3,2 km com paredes a até 120 m de altura, e duas zonas ativas, uma com 125 km extensão a leste e outra 35 km a oeste.
A atual erupção do Kilauea remonta a janeiro de 1983, e é de longe sua erupção mais longa, bem como uma das erupções mais longas do mundo.
Contexto tectónico
A placa sob Kilauea é a Placa do Pacífico, mas esta mudou de direção há cerca de 40 milhões de anos atrás. Há agora uma nova ilha havaiana a nascer.
O geólogo James Dana concluiu que as ilhas havaianas estão a movimentar-se para sudeste. Sabe-se hoje que a placa do pacífico desloca-se para noroeste, à velocidade de 10 cm/ano, sob uma fonte (hotspots) que alimenta uma coluna de magma que atravessa a crusta oceânica como se fosse uma broca e faz assim nascer um vulcão. Assim, estão com movimento divergente, ou seja, estão a sofrer afastamento das placas tectónicas nas chamadas “zonas de