diodo
Verificar as formas de ondas e valores de tensão fornecidos por um retificador de
meia onda, que alimentam uma carga R
TEORIA BÁSICA
A tensão elétrica fornecida às instalações industriais, comerciais e residenciaisapresenta-se sob a forma alternada senoidal, com freqüência fixa. Existem diferentes razõesque fazem que este seja o padrão mundialmente adotado. Pode-se citar a racionalização nodimensionamento dos condutores das redes de transmissão e distribuição, a adequação para atransformação de níveis de tensão com o uso de transformadores, adequação ao acionamentode motores de corrente alternada, etc.
Entretanto, muitas aplicações requerem o uso de tensão na forma contínua. Atítulo de exemplo, citam-se os aparelhos eletrônicos em geral, onde os circuitos sãoinvariavelmente alimentados em tensão contínua. Portanto, nos casos onde o uso de tensõescontínuas é requerido, se faz necessário a utilização de um dispositivo que transforme umatensão alternada senoidal em uma tensão contínua.
Este dispositivo é constituído por um circuito denominado de circuito retificador.Assim, de uma forma geral, pode-se dizer que um circuito retificador caracteriza-se portransformar um sinal alternado em um sinal contínuo, impedindo a mudança no sentido dacorrente elétrica.
Retificador de Meia Onda
Considere que os pontos A e C, na Figura 1.1, são os terminais de umtransformador que reduz a tensão da rede elétrica para um valor apropriado. Emprega-se umtransformador abaixador para que o valor médio da tensão retificada seja pequeno, adequadoà alimentação de circuitos eletrônicos.
Figura 1.1
A retificação de meia onda é feita com o uso de um único diodo retificador
conectado conforme mostra a Figura 1.1.
O diodo funciona como uma chave que está fechada quando ele está polarizadodiretamente (tensão no ponto A maior do que a tensão no ponto B) e está aberta quando apolarização é reversa (tensão no ponto B maior do que a tensão no ponto A),