Biologia
Com relação a aparencia, Hefesto era feio, coxo e manco. Ele andava carregando vasos pintados e um bastão. Em algumas imagens, ele aparece com os pés na posição contrária. Aparece também quase sempre trabalhando em uma bigorna, suado e com a barba por fazer.
Dizem os mitos gregos, que sua aparência era tão horrível que sua mãe o atirou do Monte Olímpo quando viu seu rosto. Foi neste momento que ficou com o problema físico na perna.
De acordo com os mitos gregos, Hefesto era casado com Afrodite, porém não teve filhos.
Hefesto tinha uma grande capacidade de criação. De acordo com a mitologia, foi ele quem fez o escudo de Zeus, usado na batalha contra os titãs. Ele também construiu pra si um lindo e grandioso palácio de bronze. Entre suas criações está Pandora, a primeira mulher mortal. manufatura=É um processo de produção de bens em série padronizada, ou seja, são produzidos muitos produtos iguais e em grande volume.
Hefesto
O deus do fogo e das erupções vulcânicas. Ele era aleijado e por causa da sua deficiência e feiúra foi rejeitado por sua mãe, Hera, e expulso do Olimpo. Por essa razão, o deus tornou-se a representação da fúria dos vulcões e do poder de devastação do fogo, no entanto ele também tinha a magia da transformação do metal em obra de arte.
Por muito tempo, Hefestos arquitetou sua vingança contra a sua mãe, que o expulsara do Olimpo. Forjou, então, um belíssimo trono de ouro e o enviou a sua mãe. Quando sentou-se, Hera ficou presa de tal forma, que nenhum dos deuses, nem mesmo Zeus pôde tirá-la da armadilha.
Não restando outra opção aos deuses do Olimpo, ao senão de acatar suas