Platão
Platão viveu em uma época que já existia desigualdade socia,eram três classes sociais na época.
As classes são:os magistrados, minoria, formada pelos governantes, encarregados de elaborar as leis e fazê-las cumprir; a dos artífices ou classe econômica, mais numerosa, representada pelos trabalhadores em geral (artesãos, lavradores, comerciantes,etc),livres ou escravizados, responsáveis pelo provimento dos bens necessários à sobrevivência dos cidadãos; e a dos guerreiros, encarregados da defesa da cidade.
Para platão isso não é necessariamente um problema,se todos as classes tiverem seu devido valor,por exemplo,governantes apenas governar e fazer direito,na classe dos trabalhadores o comerciante,por exemplo,apenas vender a mercadoria e na classe livre ou escravizada,soldados defenderem a cidade,apenas.
Mulher na sociedade para Platão
Para Platão o que predomina é a razão,o que fazemos de certo e com toda a legalidade provém da razão.
Ele tinha uma opinião diversa,as mulheres tem a mesma capacidade de governar e etc que o homem,pois para isso precisa da razão e a mulher tem a mesma razão que o homem.
Escravidão para Platão
Para Platão todo homem bem-nascido pode desprezar um trabalho,sendo assim eles optavam por trabalhar em atividades artisticas,politicas e intelectuais.Lembrando que Platão chegou a ser feito de escravo e foi liberado mediante pagamento de resgate.
Importancia de Platão na Sociedade Atual
Platão foi um grande filosofo e pensador,suas teorias só usadas na sociedade atual.
Dar a cada um o que é seu,ele disse que o importante é que cada um ocupasse seu lugar na sociedade de acordo com suas caracteristicas pessoais,ou seja,terá o que é seu conforme se prepara pra isso,seja cargo no emprego entre outras coisas.No âmbito do Direito a influencia deste filósofo é imprescindível.
Sites que ajudaram na pesquisa:
http://www.suapesquisa.com/grecia/escravismo_grecia.htm