Respostas
Com bases nas premissas de ordem propostas pelo positivismo, Comte acredita que a educação proporcionaria a formulação moral das pessoas. Assim, os membros as sociedade, em consenso, almejariam e buscariam um estado de harmonia e ordem.
Comte enfatiza a que a sociedade deveria contribuir de forma útil em beneficio de todo o social. Como formulado pelo positivismo, Comte visava a formação de uma “civilização pacífica, racional e científica” (Piletti e Praxedes, 2010, p. 15). Dessa forma, a educação seria um meio de proporcionar isso.
2.
Durkheim vê a educação como meio intrinsicamente ligada às questões sociais. Seria vinculada a sociologia e participa do processo de transformação social.
É um processo de socialização e que através de suas bases pode agregar o valor de “ser verdadeiramente humano”, contribuindo para a coesão social por meio da moral e estruturação das relações sociais.
Para Marx, a educação estaria sujeita as concepções definidas pela classe dominante. Se baseia inclusive sobre a perspectiva econômica. Assim, a educação seria uma das formas de controle social, ou seja, uma forma da burguesia controlar e manter a hierarquia social.
A burguesia, detentora da organização educacional, não permite o surgimento de uma consciência de classe do proletariado; sendo que, a educação permite a transformação social.
Para Max Weber a educação seria um tipo de demonstração de dominação de uma classe sobre outra. Nisso, seu pensamento se assemelha ao de Marx. Seria uma forma de manutenção das relações de privilegiados sobre outros, contribuindo para a estratificação social.
Weber divide a educação em três: a carismática, a humanista e a burocrática.
A educação propiciaria a seleção social e assim como Durkheim seria um processo de crescente socialização.
3.
O Golpe Militar de 64 barrou a redemocratização da educação que estava sendo desenvolvida nos anos anteriores. Por serem consideradas agitadoras essas iniciativas de mudanças