biologia
Águas subterrâneas :são as águas que se infiltraram no solo e que penetraram, por gravidade, em camadas profundas do subsolo atingindo o nível da zona de saturação, constituindo-se em um reservatório de águas subterrâneas (aquíferos), susceptíveis de extracção e utilização. Acção geológica: é a capacidade de um conjunto de processos causar modificações nos matérias terrestes, transformando minerais, rochas e feições terrestes. O esculpimento de formas de relevo da superfície terreste é um tipo de acção geológica, denominada pela dinâmica externa do planeta terra, conhecida como acção geromórfica.
Origem das Águas subterrâneas.
As águas subterrâneas provêm essencialmente da infiltração da água da chuva.
. Uma vez no subsolo, podem formar toalhas ou lençóis de água, por vezes imóveis, que alimentam as fontes e os poços, ou então circular por entre as fissuras das rochas.
. As zonas onde a circulação de água subterrânea é mais importante que os cursos de água de superfície apresentam, em geral, uma morfologia característica denominada cársica.
. Mas há águas subterrâneas que têm uma origem diferente da infiltração.
. São as águas juvenis que provêm do interior da crusta, tal como certas águas termais, e aquelas que são retidas nas rochas.
. O estudo das águas subterrâneas reveste uma importância cada vez maior, à medida que o problema da água potável para alimentação das cidades se agrava, já que os aquíferos são explorados indiscriminadamente.
Formação de Aquíferos.
Um aquífero é uma formação ou grupo de formações geológicas que pode armazenar água subterrânea1 . São rochas porosas e permeáveis, capazes de reter água e de cedê-la.
São formados quando a água proveniente de precipitações infiltra-se no solo e fica armazenada em camadas de areia. A formação se é dada pela infiltração. Os aquiferos são um dos diversos tipos de reservatório