n sei
Não sabemos exatamente o que contém na água que ingerimos hoje em dia, por mais que a água pareça limpa, pode ser que nessa água haja microorganismos impossíveis de ser vistos a olho nu. Muitas doenças são causadas por conta do mau tratamento da água, dentre elas podemos citar a diarréia infecciosa, a cólera, a leptospirose e a esquistossomose. Mas, o que seria o tratamento de água? O tratamento de água varia conforme sua captação. Se ela for em águas subterrâneas de poços profundos, geralmente dispensa tratamento, pois essas águas são naturalmente filtradas pelo solo e, como não estão expostas, não foram contaminadas.
Já para águas captadas na superfície, é necessário um tratamento especial, que consiste em oito fases:
1. A oxidação é o primeiro passo, quando os metais presentes na água, principalmente ferro e manganês são oxidados através da injeção de substancias como cloro, tornando-os insolúveis. O que permitira sua remoção nas próximas etapas.
2. Na segunda etapa, a coagulação, é feita a remoção das partículas de sujeira através de uma mistura rápida de sulfato de alumínio , para aglomerar os resíduos e formar flocos.
3. Na etapa de floculação, a água é movimentada para os flocos se agregarem, formando peso e consistência
4. Na etapa de decantação, esses flocos serão separados da água, ficando armazenados no fundo dos tanques.
5. Na etapa de filtração, são retirados as impurezas restantes.
6. No processo de desinfecção, é adicionado cloro à água para garantir que não haja germes presentes.
7. Em seguida, o pH da água é corrigido.
8. Na ultima etapa , a de fluoretação, a água recebe um composto de flúor chamado ácido fluossilicico,que reduz a incidência de cárie dentaria.
Entretanto, infelizmente, mais de 1,8 milhões de crianças no mundo morrem por doenças causadas por águas contaminadas ou más condições de saneamento. Nossa experiência tem como objetivo mostrar se há ou não microorganismos infecciosos presentes na água que os