biologia
Série: 1° ano Turma: 103 Turno: Matutino
Alunos: Bruna Wendy, Camila Costa, Diego Ferreira, Ronnei Alves, Thallyson Fernando, Vinícius Castro, Vitor Fernando, Vitor Mesquita, Yam Carlos
Disciplina: Biologia Professora: Karina Alves
Célula Animal
Boa Vista - 2014
Escola Estadual Ayrton Senna
1° ano, 103
Matutino
Célula Animal
Alunos:
Bruna Wendy
Camila Costa
Diego Ferreira
Ronnei Alves
Thallyson Fernando
Vinícius Castro
Vitor Fernando
Vitor Mesquita
Yam Carlos
Roraima - Agosto - 2014
Introdução
A Célula animal é uma célula eucariótica, ou seja, uma célula que apresenta o núcleo delimitado pela membrana; Podem ser unicelulares. Há também, as pluricelulares, como plantas e animais. A célula animal é delimitada pela membrana plasmática, ribossomo, citoplasma, mitocôndria e núcleo. Neste trabalho iremos aprofundar o assunto ao decorrer do desenvolvimento.
A Teoria Celular
A palavra célula (que vem da palavra cella que significa caixa pequena) foi usada pela 1° vez em 1665, pelo inglês Robert Hooke (1635-1703). Com um microscópio muito simples, ele observou pedaços de cortiça, e percebeu que ela era formada por compartimentos vazios, que chamou de células.
Matthias Schleiden e Theodor Schwann, após muitos anos de observações, propuseram a teoria celular. Essa teoria afirma que todo ser vivo é formado por células. E em 1855, o pesquisador alemão Rudholph Virchow deu um passo adiante, declarando que toda célula surge de outra célula preexistente.
Partes de uma célula animal:
Em praticamente todas as células podemos distinguir três partes: a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo.
• A membrana celular ou plasmática é uma estrutura que delimita a célula e a separa do meio onde se encontra, mas não isola