biologia
Componentes: Maicon do Nascimento e Suane
Data: 17/09/2014 Série/Turma/Turno: 2º ano B Matutino Profª: Taís Leto
Disciplina: Ecossistemas Urbanos
2014
Poções – BA
Introdução
INVERTEBRADOS
O que são?
Os invertebrados pertencem ao reino Animalia e formam uma ampla variedade de seres, equivalente a mais de noventa por cento dos animais existentes, distribuídos por todas as partes do mundo. Invertebrados são todos os animais que não possuem a coluna vertebral ou coluna dorsal, em oposição aos vertebrados, que possuem alguma forma de esqueleto interno, ósseo ou cartilaginoso. São geralmente animais de corpo mole, sem esqueleto interno rígido para ligação dos músculos, mas em muitos casos com esqueleto externo rígido, que serve também de proteção ao corpo, como os moluscos, crustáceos e insetos.
Classificação
Os invertebrados estão subdivididos em cerca de 30 filos; Os principais filos dos invertebrados, de acordo com a classificação baseada na evolução dos organismos, são: Poríferos, Cnidários, Platelmintos, Nematelmintos, Moluscos, Anelídeos, Artrópodes e Equinodermos.
Os Poríferos
Os poríferos ou espongiários (esponjas) constituem-se nos animais menos evoluídos de todos. São multicelulares, mas suas células não formam tecidos bem definidos e muito menos se estruturam em órgãos. A sua constituição é muito simples. Os poríferos são todos de habitat aquático, predominantemente marinhos, vivendo presos às rochas ou outros substratos do fundo do mar ou dos rios. Têm o corpo perfurado por grande número de poros, por onde entra a água (óstios) e um único poro grande exalante (o ósculo), pelo qual sai a água de percorrer a cavidade central do corpo.
Os poríferos não possuem sistemas (digestivo, respiratório, nervoso e reprodutor). Eles realizam a digestão intracelular. A respiração e a excreção nos cnidários ocorrem por difusão através de