Educação e cooperação: práticas que se relacionam
ASSOCIATIVISMO, COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA
Organização Cooperativa na Agricultura Familiar
Franciele Regina Stacke
SOCIOLOGIA
Professor: Walter Frantz
Esperança do Sul, RS, Setembro de 2014.
Educação e cooperação: práticas que se relacionam
A educação é um fenômeno complexo da existência humana. Por conseguinte, também tem muitas definições, compreensões ou explicações e acontece em diferentes lugares e de diversos modos. A Educação se define como o conjunto das ações, processos, influências, estruturas, que intervêm no desenvolvimento humano de indivíduos e grupos na sua relação ativa com o meio natural e social, num determinado contexto de relações entre grupos e classes sociais.
Dessa relação nasce um “espaço de atuação pedagógica”, onde se desenvolvem processos, práticas educativas e cooperativas. Na verdade, a educação e a cooperação são duas práticas sociais que se processam de tal forma que, sob certos aspectos, uma contém a outra. A educação é um processo social fundamental na vida dos homens. Na cooperação como processo social, produz-se educação, sendo, assim, a organização cooperativa, além de seus outros significados, também um lugar social de educação. Entrelaçam-se e potencializam-se a educação e a cooperação como processos sociais. No processo da educação, podem-se identificar práticas cooperativas e, no processo da cooperação, podem-se identificar práticas educativas.
Assim, no diálogo da cooperação, cumpre-se a educação, fundada no processo de construção e reconstrução dos diferentes saberes daqueles que participam da organização e das práticas cooperativas. Há, portanto, uma estreita relação entre esses dois fenômenos, entre essas duas práticas sociais: na prática cooperativa, para além de seus propósitos e interesses específicos, produz-se conhecimento, educação e aprendizagem; na prática
Educativa