Biologia
É a ciência que estuda todas as formas de vida, passando pela flora, pela fauna e até pelo desenvolvimento humano.
O biólogo pesquisa a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento dos seres vivos.
Ele analisa as relações entre os diversos seres e entre eles e o meio ambiente.
O vasto campo de estudos na graduação permite que, depois de formado, o profissional siga caminhos diversos, conforme seu interesse.
Da pesquisa com células-tronco ao trabalho ambiental, a carreira do biólogo é abrangente e promissora, em razão, especialmente, da crescente preocupação, em nível mundial, com o meio ambiente.
A atuação desse profissional é ainda fundamental na descoberta de aplicações de organismos na medicina, no desenvolvimento de medicamentos e na indústria, em áreas de fabricação de bebidas e de alimentos.
O licenciado está apto a dar aulas de Biologia no ensino médio e, no fundamental, pode atuar como educador ambiental ou docente de ciências.
Sua formação também permite desenvolver ações educativas em museus, unidades de conservação, ONGs e empresas e escolas. Nas secretarias de Educação, atua como consultor e elabora novas propostas para o ensino da disciplina.
Com pós-graduação, está habilitado para dar aulas no ensino superior.
Mercado de Trabalho
A preocupação com a sustentabilidade aquece o mercado de trabalho para o biólogo. E o maior rigor na legislação ambiental aumenta a procura pelo profissional para a elaboração de relatórios de impacto ambiental. Prefeituras, secretarias e órgãos federais contratam o biólogo, via concurso público. Outro mercado crescente é o da área de genética e biologia molecular. "O biólogo conhece a fauna e a fora, por isso tem um papel de destaque nas indústrias que atuam, por exemplo, no controle de pragas e no melhoramento de sementes e plantas", explica Paulo Eugênio Oliveira, coordenador do curso da UFU, em Uberlândia. A enorme carência de professores de ciências nos ensinos médio e