Biologia
Mitocôndrias
Uma mitocôndria possui uma membrana externa, uma interna, e dois compartimentos internos. As mitocôndrias são em geral semelhantes em tamanho e forma às bactérias, embora esses atributos possam variar dependendo do ciclo celular. Elas contêm seu próprio DNA e RNA, bem como um sistema completo de transcrição e tradução, incluindo ribossomos, o que as permite sintetizar algumas de suas próprias proteínas. Filmagens de células vivas realizadas em intervalos de tempo revelam que as mitocôndrias são organelas notavelmente móveis, que mudam de formato e posição de forma constante. Presentes em grande número – 1.000 a 2.000 em uma célula hepática, por exemplo, essas organelas podem formar longas cadeias móveis em associação com microtúbulos do citoesqueleto. Em outras células, elas permanecem fixas em um local da célula para direcionar ATP de modo direto a um sítio de consumo atipicamente alto de ATP. Em uma célula muscular cardíaca, por exemplo, as mitocôndrias estão localizadas próximas aos aparelhos contráteis, ao passo que, no espermatozoide, elas estão firmemente presas ao redor do flagelo motor. O número de mitocôndrias presentes em diferentes tipos celulares varia muito e pode mudar com a necessidade de energia da célula. Em uma célula muscular esquelética, por exemplo, o número de mitocôndrias pode aumentar de cinco a dez vezes em virtude do crescimento e da divisão mitocondrial que ocorre se o músculo é repetidamente estimulado a contrair-se.
Cada mitocôndria é envolta por duas membranas altamente especializadas, uma cobrindo a outra, que executam uma parte crucial das suas atividades.
As membranas mitocondriais externa e interna criam dois compartimentos mitocondriais: um grande espaço interno chamado matriz e um espaço de intermembranas