biologia
Prof. Alexandre Mana
BIOFÍSICA MEMBRANA BIOLÓGICA
1. Introdução
A Biofísica estuda os sistemas vivos do ponto de vista físico e físico-químico, incluindo a natureza molecular dos sistemas biológicos, os processos dinâmicos de transporte e transformação da matéria biológica, as transformações de energia, a sinalização e a comunicação celular; além da organização dos processos biológicos tanto no nível fisiológico de cada indivíduo, como nas relações entre os indivíduos, as espécies e o meio ambiente. Embora a Biofísica envolva temas amplos e complexos, pretendemos focalizar alguns aspetos básicos, principalmente aqueles relacionados com a natureza molecular dos sistemas biológicos, o estudo de suas propriedades físico-químicas e as leis que regem as transformações químicas e energéticas destes sistemas.
A biologia moderna baseia-se cada vez mais nos conceitos de estrutura e organização molecular relacionados às funções biológicas. O desenvolvimento de métodos físicos sofisticados, que permitem uma determinação cada vez mais precisa das estruturas moleculares biológicas, aliados a métodos de manipulação e engenharia genética, que possibilitam modificações moleculares específicas, têm permitido um enorme avanço desta ciência nos últimos anos.
Embora considerando que não existam diferenças fundamentais nas leis que regem o comportamento dos sistemas vivos e inertes, a complexidade e diversidade dos sistemas biológicos nem sempre tem permitido a aplicação pura e simples de conceitos e métodos que foram desenvolvidos para o estudo dos sistemas inertes. Dessa forma, durante o curso, alguns conceitos da física molecular, da química e da físico-química se revelam extremamente úteis no estudo de propriedades fundamentais dos sistemas biológicos.
2. O líquido extracelular – o meio interno
Cerca de 56% do corpo humano são compostos de líquidos. Embora a maior parte desse líquido fique no interior das células –