matematica
Montadora
Luiz Eduardo Caroci Ruiz, (UFF) luiz.ruiz@dcx.com Gilson Brito Alves Lima, D.Sc. (UFF) gilson@latec.uff.br Resumo: No mundo empresarial, surgem novas concepções de gestão, baseadas no princípio que estabelece uma política de qualidade ambiental, incorporando à atividade industrial a sustentabilidade do desenvolvimento. Nesse sentido, este artigo objetiva discutir os aspectos inerentes da implantação do SGA numa montadora automotiva. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caso com abordagem descritiva, suportada por processo de entrevistas e escrita, além de dados observacionais com os indivíduos envolvidos. A análise dos dados foi feita utilizando o Método de Análise de Conteúdo de BARDIN (2004). Como resultado, verificou-se que a certificação trouxe ganho efetivo e ainda que o SGA não seja a única solução para a resolução das questões ambientais de uma organização, é ferramenta importante para diagnóstico e gerenciamento destas questões, pois a certificação trouxe ganho para a empresa, funcionários, sociedade em geral e meio ambiente, onde a conscientização ambiental é a maior conquista.
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável; Recicláveis; Resíduos; Comprometimento ambiental; Indústria automobilística.
1. Introdução
1.1 Problemática ambiental
No mundo de hoje, muitos fatores contribuem para o surgimento e agravamento dos problemas ambientais, tais como: o crescimento populacional, a industrialização, a urbanização acelerada, a poluição e o esgotamento dos recursos naturais.
O modo como esses fenômenos interagem, reproduzem-se e perpetuam-se, vem causando a degradação crescente da qualidade de vida humana, com efeitos imprevisíveis para todo tipo de vida no planeta. Há algumas décadas passadas, esses problemas de ordem sócio-ambiental eram compreendidos, pela comunidade internacional,